Origem

                                                       柴犬Resultado de imagem para SHIBA filhotes pngResultado de imagem para outubro rosa png

Origem

Resultado de imagem para shiba inu png

Família: Spitz, Setentrional
Área de origem: Japão
Função Original: Caça de animais pequenos
Tamanho médio dos machos: 
Altura: 0,3 – 0,4; Peso: 9 – 14 kg
Tamanho médio das fêmeas 
Altura: 0,3 – 0,4; Peso: 9 – 14 kg
Outros nomes: nenhum

Origem e história da raça

Cães nativos japoneses são divididos em seis raças. Destes, o menor e provavelmente o mais antigo é o Shiba Inu. Na verdade, existe uma teoria sobre o nome Shiba que ele simplesmente denota pequeno, no entanto, também pode significar mato em referência às árvores brilhantes vermelhas que tão estreitamente alinhados com a pelagem vermelho da raça e os tornando bons caçadores devido a camuflagem.

Essas teorias resultaram nos Shibas sendo apelidados de “cão do mato vermelho”. A origem do Shiba não é bem definida, mas é claramente do património Spitz e pode ter sido usado há muito tempo desde por volta do ano 300 a.C. como um cão de caça na região central do Japão. Apesar de terem sido usado principalmente para apanhar pássaros e pequenos animais, foram usados ocasionalmente para caçar javalis. Houveram três tipos principais e cada um foi nomeado a partir da área de origem: o Shinshu Shiba (pela Prefeitura de Nagano), o Mino Shiba (da Prefeitura de Gifu), e o Sanin Shiba (nordeste do continente).

Após a Segunda Guerra Mundial, a raça quase foi extinta e foi ainda mais dizimado pela cinomose em 1952. Na tentativa de salvar o Shiba Inu, os diferentes tipos foram cruzaram, cruzando os cães mais pesados de ossos de regiões montanhosas com os cães mais leve de ossos de outras regiões. Como resultado, o Shiba sobreviveu como uma raça, com alguma variação na substância óssea. Os primeiros Shibas vieram para a América em 1954 e foram oficialmente reconhecida pelo AKC (American Kennel Club) em 1993. Desde então conseguiu aumentar sua popularidade entre criadores e a mesma continua crescendo.

Temperamento do Shiba Inu

Ousado, independente e obstinado, o Shiba é cheio de auto-confiança. É uma raça que vive ao ar livre, ainda que calmo dentro de casa se fizer exercícios diários. É uma raça que pode perseguir pequenos animais além de ser uma raça rústica, pronta para a aventura. Alguns tendem a ser obstinado e dominante. Zela pelo seu território e está sempre alerta e é reservado com estranhos, tais características que fazem deste um excelente cão de guarda. Ele é bastante vocal e alguns tendem a latir bastante.

Como cuidar de um Shiba Inu

Shiba Inu precisa de praticar exercícios diariamente, seja na forma de uma brincadeira desgastante no quintal, uma longa caminhada ou uma boa corrida em uma área segura. Geralmente se sente melhor quando autorizados a dividir seu tempo entre o dentro e fora da casa. Sua pelagem dupla precisa ser escovada uma ou duas vezes por semana, ainda mais quando estiver trocando os pelos.

Saúde do Shiba Inu

Principais preocupações: nenhuma
Preocupações menores: luxação na patas
Ocasionalmente visto: nenhuma
Testes sugeridos: joelho
Esperança de vida: 12-15 anos